5 de julho de 2018

SOBRE O MEU CABELO CRESPO/CACHEADO



Só tem espaço pra cabelo natural quem tem mechas onduladas, ou no máximo cacheadinhas. Cabelo crespo, tipo 4C, não tem vez. A liberdade capilar é um mito pra esse tipo de fio.

A ditadura da chapinha acabou. Entretanto, iniciou-se a ditadura do cacho perfeito. Ondinhas, sem frizz (sendo que é característico do cabelo crespo/cacheado ter frizz). E tem que ter onda! Não pode ser crespo. Porque, crespo é feio. É sujo, é impróprio, é mal cuidado, é ninho de passarinho. E é isso que eu escuto lá pro meu 3º ou 4º day after. 

Meu cabelo é do tipo 3C. Com cremes e uma fitagem boa, ele fica cacheadinho que só. Gosto? NÃO! Eu gosto de volume, não me vejo sem. E sempre to ali, aumentando a raiz com o pente, tentando não desestruturar a definição. Mas chega o terceiro day after, cês acham mesmo que eu molho meu cabelo, passo creme e deixo ele todo "aceitavel socialmente"? mas neeeeem a pau! Haja paciência! Meu cabelo me dá a possibilidade de usá-lo de mil maneiras e eu vou aproveitar até a próxima lavagem.



E é aí que mora a minha revolta: Quando meu cabelo está todo definido, as pessoas querem tirar foto, dizem que está lindo e que "meuuuu deuss, deixa ele sempre assim, ta?" E quando eu estou nos day afters da vida CAGANDO pra definição, eu escuto coisas do tipo: "que ninho que tá o seu cabelo", "meu Deus, vai hidratar isso" "que cabelo horroroso", "cabelo bagunçado".

Aquela mana, do cabelo tipo 4, não assume sua textura natural e vive na tortura da chapinha, por causa de construções racistas que moram na mente desse tipo de imbecil, que destila esses comentários desnecessários. Ela chora, ela sofre, ela se menospreza e é traumatizada por causa dessa maldade maquiada de "foi só uma brincadeirinha/comentário". Eu sei do que eu to falando, porque eu já fui essa mina, e só eu sei o quanto isso acabou com a minha vida por anos e anos.

Hoje, eu tenho a possibilidade de andar com  cachos "perfeitos" todos os dias, sim. Mas, sabe porque eu não ando? Porque vocês vão ter que aceitar o cabelo crespo, mores. Vocês vão ter que engolir as respostas sensatas para os comentários nojentos. Eu faço questão de lhes ensinar, que a única coisa feia que existe é o teu preconceito. Isso é por mim, pela minha liberdade de texturizar meu cabelo como eu bem entender, isso é pela mana que tem o cabelo tipo 4 e não assume o crespo, porque ela não vê outras pessoas usando, pois essas pessoas também tem medo do que essa sociedade escrota vai falar e fazer sobre.


E pra ti, amigo(a) que acha tudo um mimimi: fácil falar, né? Tu com esse cabelo padrão europeu, pele branquinha, não sabe o que é pedir pra Deus pra morrer por causa do seu cabelo, da sua pele e dos seus traços. Só respeita o movimento e desconstrói a tua mente boçal, faz favor!



E pra você que tem o cabelo tipo 4 e não assume por nada: liga o foda-se e resista a esses racistas! Não dê ouvidos, seja você mesma, se for a sua vontade, se liberte. O problema não tá no seu cabelo, o problema não tá em você. O problema está apenas neles. 



Ser negro, ter traços de negros, ter cabelo crespo não é motivo de chorar, mana. É motivo de ter orgulho! Você é linda, sua textura de cabelo é única! Põe o black power pra jogo, bb!








Nenhum comentário:

Postar um comentário