4 de julho de 2018

O INSTAGRAM PREJUDICOU O CONCEITO DE MAQUIAGEM



Eu estou pra falar disso há um tempo. Na verdade, há meses que quero debater sobre esse assunto, que me afeta diretamente, pois trabalho apenas com maquiagem. E você deve estar se perguntando: porque a foto da duquesa  ao lado uma moça super maquiada (e photoshopada também né, convenhamos)? Fica aqui comigo nesse post que vou te explicar sobre essa teoria.

O Instagram, sem dúvida, é uma ferramenta imprescindível na vida de um artista. Mas, a era digital está tão em alta, que ando vendo algumas loucuras em relação a maquiagem. Meu Deus! Quanta produção! Mil produtos usados em uma pele totalmente lisa, olhos extremamente extravagantes, várias luzes para suavizar tudo isso e claro, o toque final do blurzinho, né?

Tudo bem, existe gosto pra tudo! Não estou querendo dizer que é errado gostar desse estilo de maquiagem, que  propositalmente é direcionada para fotografia. O problema surge quando as clientes só acham válido o maquiador que faz um reboco insano com olhos de Drag Queens, e desmerecem aquele maquiador que trabalha enaltecendo a beleza da cliente.

A maquiagem da Duquesa foi algo muito discutido em grupos de maquiagem, exatamente  pela  paranoia que as  pessoas adquiriram após o Instagram. "Simples demais", "Não vou nem na padaria assim", "nunca pagaria um maquiador pra fazer tal coisa". Okay, até concordo que pode ser questão de gosto, mas desmerecer a produção do lado esquerdo só porque a do lado direito é do seu agrado, é muita falta de noção.

Quando se trata de  make, podemos sair com a cara toda pintada laranja, com pinceladas azuis e pontinhos rosa pink. Maquiagem é arte e você faz o que bem entender com ela. Só que, dentre vários conceitos, existe também o que é apenas pra enaltecer a beleza de alguém. E foi essa a escolha da noiva. E tuuuudo bem se não for do seu gosto. Só pare de desmerecer quem gosta dessa proposta, e inclusive, pare de diminuir profissionais que trabalham com essa linha de arte!

Vamos desinstagramzar um pouco e conseguir enxergar beleza em todos os estilos de make, vamos? <3

Ufa, desabafei kkkkkk. Vocês gostam mais de qual tipo de maquiagem? O que você acha sobre as produções excessivas do Instagram? Deixe aqui nos comentários!



8 comentários:

  1. Nossa, onde eu assino! kkk super concordo com tudo que você falou. Maquiagem é uma forma de auto expressão, uma arte, mas também acho que o instagram tem distorcido muito esse conceito, acho nocivo para iniciantes e meninas mais novas verem essas fotos e vídeos e almejarem uma beleza que muitas vezes é pura iluminação e photoshop. Precisamos lembrar que não temos que virar bonecas de cera pra ficarmos bonitas <3

    bjs,
    Gih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, fico feliz que você tenha gostado <3 Sim, é muito nocivo!! Toda pele tem textura de pele, já vi meninas quase que perturbadas vendo essas fotos porque a pele da modelo é lisinha... e pra maquiadores, já vi vários sofrendo horrores por causa que não consegue atingir esse resultado... mal eles sabem que uns 70% é do queridíssimo photoshop!

      Excluir
  2. Quando eu comecei a assistir vídeos de maquiagem no YouTube, era mostrado um monte de coisas que, mesmo com minha limitação de produtos, eu conseguia aplicar o conhecimento depois. Aí a coisa foi mudando: além do blush tinha um bronzer, e além do bronzer tinha o contorno, e além do contorno tinha o iluminador pra contorno, e além do iluminador pra contorno tinha o iluminador pra iluminar mesmo e AAAAAAAAH!!!!
    Eu acho MARAVILHOSO o que dá pra fazer usando maquiagem no nosso dia a dia. Eu mesma, aprendi a fazer contorno no decote aqui no improviso pra dias em que dá vontade de valorizar. Mas é também muito louco como a pessoa que opta por mostrar o próprio rosto, como no caso da Meghan, fica parecendo que não quer "ficar bonita", sendo que ela tá bonita do jeito que é. Assisti a um pedaço de uma temporada antiga de Malhação, que passava na época que eu era adolescente, outro dia, e lá estão as meninas, de gloss e no máximo rimelzinho... Enquanto isso vejo as amigas da minha prima, hoje com 15 anos, usando a coisa no estilo REBOCÃO mesmo prum churrasco de fim de semana... E é triste que, por mais que seja legal elas se expressarem através disso, muitas não conseguem se sentir bonitas de jeito nenhum sem isso =( O ideal era ter o equilíbrio.
    Felizmente tem opção, né? Dá pra Instagrammizar usando algo pesado, mas também dá pra ter a pele maquiada e permanecer com sua própria pele. Eu, particularmente, prefiro!

    sweetluly.expressorosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm Luly, as meninas de 15 anos fazem uns rebocos insanos e sofrem muuuuito por não atingir o resultado que algumas pessoas postam no Instagram! Todo mundo acaba ficando com a mesma cara, com o mesmo nariz, bochecha, meu, é tenso!

      Excluir
  3. amei o post larissa, já era tempo de alguém falar sobre isso, o mundo está cheio de gente que não sabe respeitar as escolhas dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi leeee, que bom que você gostou do Post! Simmm, hoje em dia, em questões de make, se você está só de batom e rímel, você não pode nem abrir a boca pra falar de maquiagem, "pois você não entende nada sobre". Triste isso, né? :(

      Excluir
  4. Bom eu acho lindo essas super produções, mas convenhamos elas ficam só em fotos mesmo, no dia a dia não tem como usar essa tonelada de maquiagem e pra ser sincera na realidade que vivemos relis mortais não tem nem ocasião para sair tão maquiada assim, amei o post e acho sim que as pessoas estão afim de um padrão que não existe e que não é usável, por mais que eu amo make não é normal estranhar quando uma pessoa aparece menos montada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmmm, você entendeu perfeitamente o que eu quis dizer! É uma maquiagem que NAO É usável, exceto no carnaval hahahah, mas eu acho que nem no carnaval teria como usar, já que está completamente photoshopada!

      Excluir