17 de maio de 2016

O racismo na infância: um assunto esquecido

(imagem retirada da internet)

Crianças negras nem se dão conta do que significa racismo e já começam uma luta diária contra ele. O racismo na infância é tão comum! Mais do que algumas pessoas possam imaginar. Racismo não só cometido por adultos, mas sim de criança para criança.

Nenhuma criança nasce racista. Ela é criada e se torna racista. E não pense que racismo é apenas declarar morte aos negros ou violências de níveis altos. Racismo também está no olhar, nas atitudes. No modo em que as palavras são ditas.
 "Que exagero da sua parte, é só uma brincadeirinha"... é aí que tá, monamour! Até quando vocês irão camuflar o racismo com a palavra "brincadeirinha"? Vocês sabem quantas crianças na escola sofrem todos os dias? E eu não tô falando SÓ das que sofrem violência física por seus próprios colegas de classe, também estou citando as mesmas que são humilhadas moralmente e psicologicamente, chegam em suas casas e choram a noite inteira por não ter cabelos lisos, pele clara, olhos azuis e outros traços de pessoas brancas. Essas crianças constroem uma imagem terrível sobre si mesmas, como se elas fossem feias, inaceitáveis. Acredite ou não, elas carregam traumas pro resto de suas vidas.



"Mas aí é culpa são dos pais da criança negra" será? Eu fui uma criança negra. Eu sofria racismo na escola e dentro de casa. Meu pai é negro, minha mãe branca. Minha mãe tentava me animar e dizer o quanto eu era linda, mas isso não entrava na minha cabeça devido a tanta atrocidade que já ouvi. Não convivi com meu pai durante minha infância, apenas com a minha família materna. Ou seja, não tive referência negra dentro de casa. Brancos, cabelos lisos e olhos claros. Sabe a única criança negra da família? Eu. O pior de tudo: eles são descendentes de italianos. Meus avôs eram italianos. Agora pra ferrar de vez, pensa numa família inteira criada sob uma base extremamente racista. Vocês sabem o que eu era na minha família? Motivo de piada.

Faziam piadas com o meu cabelo. Me comparavam com coisas absurdas. Engraçado pra quem? Brincadeirinha pra quem? Será que uma criança ainda formando sua personalidade tem maturidade o suficiente pra entender tudo isso? Eu não só acho, acredito e afirmo que NÃO. Não é engraçado. Não é inocente. Pra quem oprime, é sempre "sem maldade". Pro oprimido, é uma ferida que só vai abrindo.

Minha mãe, que todos os dias tentava me animar, nunca fez e nunca vai fazer ideia do que eu passava. Eu era uma criança muito tímida. E hoje, prefiro poupar ela de tanta dor porque ela não faz ideia do que já ouvi de primos, irmã, entre outros.

Passei 17 anos da minha vida sofrendo com a minha aparência. Odiando minha cor. Odiando meu cabelo (menos depois da transição que eu fiz). Odiando meus traços, odiando. Ódio é uma palavra forte, né? É eu sei, e é exatamente que eu sentia por mim. Esses dias ouvi de um conhecido que eu estava exagerando e que era vitimismo da minha parte. WHAT? O cara cresceu burguês e branco. Nunca e jamais saberá o que é o racismo e o quanto ele destrói a vida de alguém.

"Mas você nem é negra" convido-lhe a assistir um vídeo da minha diva Nataly Neri. Ela fala sobre colorismo, espero realmente que vocês assistam esse vídeo.

Agora para e pensa. Eu, negra de pele  mais clara já sofri tudo isso na minha infância. Você tem ideia do que um negro de pele mais escura passa? Se já é cruel com adultos, imagine com uma criança!

Você ainda não acredita no que eu tô dizendo? Então vamos voltar lá trás, no seu tempo de escola. Lembra daquela listinha escrota e machista que eles faziam citando as meninas mais bonitas da sala? Você lembra de ter ALGUMA negra naquela lista? Também tinha a dos meninos negros, você se recorda de ter visto algum menino lá? Bom, acho que não né. E na quadrilha das festas juninas. Alguma noivinha era negra? Ou nas peças, a personagem principal era negra? Me recordo que uma vez me colocaram como bruxa só por causa do meu cabelo, fui motivo de muita piada depois da apresentação.

A minha solução? NÃO TORNE SEU FILHO RACISTA. Não faça piadinhas sobre o cabelo ou a cor do coleguinha dele. Não fale ao seu filho para não se casar-se com uma mulher/homem brancos quando forem maiores. Mostre ao seu filho de pele branca que a cultura afro é uma cultua respeitosa, linda e todos nós temos nossas diferenças. Ele não é mais bonito por ser branco, não é melhor que ninguém por ter cabelos lisos e claros. Todos somos lindos e dignos de respeito.

Ao seu filho de pele negra, dê referências a ele. Converse com ele sobre racismo, obviamente de uma forma menos complexa, para que ele possa entender, porque acredite, ele já sofre SIM. Diga-o que ele é lindo e perfeito, como todos nós somos. Mostre referencias literárias, musicais. Já ouviu Mc Soffia? Uma criança negra MARAVILHOSA que pode muito ajudar na autoestima do seu filho. Eu choro as vezes ouvindo Menina Pretinha <3 Sabe porque eu choro? Porque penso que todas crianças negras deveriam ter essa autoestima, essa segurança. Só nós sabemos o que passamos desde novinhos.

Enfim, o racismo na infância é algo que precisa ter mais atenção. Causa um impacto estrondoso na vida de uma pessoa, seja mulher ou homem. Racismo é cruel, denigre e destrói. Não tem graça nenhuma, não é bonito e muito menos saudável. 

Quem sabe assim, esse bicho feio e medonho chamado RACISMO um dia realmente acabe, né? Juntos, somos mais fortes. <3

Espero que vocês tenham entendido o que eu quis passar aqui. Não sou muito boa em textos, mas de verdade, eu tinha que tirar isso do peito! 

Até a próxima migos!


5 comentários:

  1. Muito importante você trazer um post como esse. Essas ''brincadeirinhas' sempre me irritam, tem até aquele ditado ''Toda brincadeira tem um fundo de verdade'' :/
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Eu sofri com isso na minha infância. Na escola sofri com o racismo vindo de pessoas que eu considerava minhas amiguinhas. E até então, eram. Eu não tinha conhecimento sobre o assunto, realmente, eu era uma criança. Mas confesso que me senti muito mal com as palavras. Tanto, que até hoje me lembro disso. E olha que já se passaram muitos anos. É uma pena que muitas pessoas enxergam isso apenas como uma brincadeira. Em mim não causou tanto caos, apesar do sentimento de tristeza que senti, mas é algo que deve ser levado muito a sério pelos pais, pelos adultos. Enfim, eu adorei o seu texto, muito bom ver alguém falando sobre isso. ❤️ Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olá Larissa, não consigo nem imaginar a dor e todo sofrimento que passou por causa do racismo.
    O diálogo nessa fase sempre é importante, é justamente no desenvolvimento da criança ou no adolescente onde os pais deve orientar da melhor maneira possível, falta muita conversa nesse mundo, tudo hoje é "brincadeira", mas ninguém quer estar na pele da pessoa ofendida e sofrendo preconceito, ou seja: pimenta nos olhos dos outros é refresco..
    Você é linda! Adorei seu blog, amei seu texto!

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa! Muito bonito e forte seu texto. Emociona de verdade saber quantas pessoas passam e ainda vão passar todos os dias por essa situação, chorando calado enquanto colegas e familiares o maltrata simplesmente por causa da cor da pele. Especialmente crianças que ainda são tão vulneráveis a esses sentimentos de insegurança e aceitação. Até quando vamos lutar contra esse passado de atrocidades e achar que é só brincadeira. Gostei bastante da forma como você se expressa. Muito bonito seu blog, estarei acompanhando. Desejo sucesso e lindas realizações na sua vida! bjo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É isto ai Larissa, não consigo entender um pais mistificado como o nosso ter racismo e venhamos e convenhamos um afro é tudo de lindo heim, amo estes cabelos de pantera e orgulho de quem deixa o como é e não inventa alisa-lo, chapa-lo, cada um tem sua beleza, basta explora-la.
    Abraços

    ResponderExcluir